Dia 19 de junho voltaremos as ruas em defesa da vida!

Com avaliação positiva das mobilizações, campanha impulsiona novo dia de luta por Fora Bolsonaro: Sábado, 19 de junho.

 

A Comissão Nacional da Campanha Fora Bolsonaro reuniu -se nesta quarta, 02 de junho,  para avaliar o resultado das mobilizações unitárias das últimas semanas e para sistematizar propostas de continuidade de nossas lutas conjuntas.

Abaixo uma breve síntese:

1. As mobilizações dos dias 26 e 29 de maio são o resultado da unidade construída entre centenas de organizações a partir da Campanha Fora Bolsonaro. Essa unidade deve ser valorizada, fortalecida e ampliada.

2. As manifestações do último sábado envolveram centenas de milhares de pessoas em todo o Brasil, no exterior e nas redes sociais. Os atos foram relevantes e representativos levando às ruas um público mais amplo do que os militantes das organizações e catalisaram a indignação crescente da população com o governo genocida de Bolsonaro. Essa mobilização, com sua amplitude e dimensões, só foi possível por meio da convergência de diferentes organizações populares, sindicais e partidárias e diferentes ativismos como o dos movimentos negros, feministas e da juventude.

3. Foi importante para uma mobilização abrangente a agregação das bandeiras de luta. À luta pela vacina para todas as pessoas pelo SUS e pelo auxílio emergencial de R$600 até o fim da pandemia, somamos a luta dos estudantes e educadores contra os cortes na educação, as lutas do povo negro contra a violência e o racismo e as luta em defesa do serviços públicos e da soberania, contra a reforma administrativa e as privatizações.

4. Repudiamos os atos de violência policial e abuso de autoridade contra manifestações pacíficas, como os ocorridos em Recife e Goiânia. Registramos nossa solidariedade às vítimas e estamos acompanhando a apuração das responsabilidades. Destacamos que cabe às forças de seguranças e governos estaduais garantir o direito à livre manifestação e a segurança dos participantes, reprimindo as arbitrariedades policiais.

5. Todas as manifestações na sua mobilização, realização e no seu conteúdo deram grande visibilidade e importância às orientações sanitárias de distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel. Essas orientações e condutas devem ser reforçadas e aprimoradas nas próximas ações.

Próximos passos:

6. Diante de diversas proposições para continuidade das nossas lutas, as organizações e frentes convergiram na indicação do sábado, 19 de junho, como próximo Dia Nacional de Mobilização por Fora Bolsonaro.

7. Como parte do processo de organização e mobilização convocamos a 4ª Plenária Nacional de Organização das lutas populares para a próxima quinta-feira, 10 de junho, às 18h.

8. Os operativos estaduais da campanha devem reunir-se, desde já, para iniciarem o planejamento e a organização das ações do próximo dia 19. Orientamos que plenárias amplas, abertas à toda militância e ativismo, sejam realizadas em cada estado entre os dias 9 e 14 de junho como parte do processo de mobilização e multiplicação das manifestações, para que aconteçam no maior número de cidades possível.

9. Assim como no #29M, nossa comunicação deve estar no centro das ações de organização, agitação, divulgação e cobertura de todos os atos nacionais e internacionais de maneira ampla e inclusiva. A difusão com os cuidados e prevenção à Covid19 devem persistir. É neste espaço da comunicação que se faz a práxis da unidade do nosso, por isso é fundamental a participação de todas as entidades e articulações estaduais na batalha da comunicação. Para facilitar, fizemos um kit mídia Stories: https://bit.ly/3iajAcv. Feed: https://bit.ly/3vP8QEo. Twitter: https://bit.ly/2Req1QK e lançamos novos perfis nas redes: Instagram: https://www.instagram.com/forabolsonaronacional/ e Twitter: https://twitter.com/forabolsonarona

10. Reafirmando nosso calendário de lutas, chamamos todos e todas a mobilizarem-se nas redes e em ações simbólicas no próximo sábado, 5 de junho, por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente. Nesta data teremos mais uma oportunidade de denunciar as ações nefastas do governo Bolsonaro, o Ministério do Meio Ambiente e a gestão de Ricardo Salles caracterizada pela destruição das políticas ambientais e dos biomas brasileiros. Uma manifestação será realizada em Brasília. E ações nas redes sociais, a partir das 11h, com as tags: #EnDefensaDelPlaneta e #PovoVivoFlorestaEmPé

Calendário

🗓️ 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente: ações simbólicas e nas redes

🗓️ 10 de junho, 18h – 4ª Plenária Nacional de Organização das Lutas Populares

🗓️ 11 a 14 de junho – Período de realização de plenárias estaduais

🗓️ 19 de junho – Dia Nacional de Mobilização por Fora Bolsonaro

Campanha Fora Bolsonaro, 02/06/2021