Conselhos Profissionais de Sergipe começam a tomar medidas contra o coronavírus.

Atualizado às 15h18 do dia 20 de março de 2020.

Com o avanço da crise pandêmica no Brasil alguns conselhos em Sergipe começam a tomar algumas medidas em relação ao seu funcionamento interno e atendimento ao público externo e aos profissionais.

Na última quarta-feira, 19 o Sindiscose enviou oficio para todos os Conselhos Profissionais do Estado solicitando providências. Confira abaixo quais foram essas iniciativas por cada instituição.

OAB Sergipe

A OAB Sergipe publicou portaria na tarde de ontem onde estabelece regime de rodízio diário dos servidores da casa em 50% por setor em cronograma definido por cada gerência. Também estabelece outras medidas em relação que se enquadram em grupo de risco e apresentação de sintomas. Confira a portaria aqui.

Conselho Regional de Farmácia – Sergipe

O CRF suspendeu o atendimento presencial externo que será feito exclusivamente online, também estabeleceu home office para o setores de comunicação e assessoria jurídica. Os demais setores seguem em funcionamento interno em horário reduzido. Confira aqui a portaria.

CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia

O CREA publicou portaria na tarde deste sexta-feira, 20, que restringe o atendimento externo, determina o afastamento temporário dos servidores que se enquadram nos grupos de risco e suspende o funcionamento de eventos e reuniões. Confira aqui a portaria.

Corecon – Conselho Regional de Economia

O conselho estabeleceu que o atendimento externo será apenas por telefone ou e-mail, até o dia 31/03, bem como um revezamento dos funcionários para o atendimento on-line, de acordo com as recomendações do Conselho Federal de Economia. Servidores que se enquadram em grupo de risco devem ficar em casa.

Conselho Regional de Química – CRQ8

O CRQ8 ainda não tomou nenhuma medida e as informações que o sindicato tem é que o conselho irá funcionar normalmente

Conselho Regional de Fisioterapia – CREFITO17

O CREFITO17 ainda não tomou nenhuma medida e as informações que o sindicato tem é que o Conselho irá funcionar normalmente

CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária

O Conselho ainda não tomou nenhuma medida e as informações que o sindicato tem é que o Conselho irá funcionar normalmente

Coren – Conselho Regional de Enfermagem

No Coren o atendimento externo será somente por agendamento, alguns servidores trabalharão em Home Office e aqueles servidores com doenças respiratórias crônicas, diabetes, hipertensão, devem solicitar liberação para trabalho Home Office, pois estão no grupo de risco. Confira a Portaria

CAU – Conselho Regional de Arquitetura

O CAU/SE suspendeu, mediante Portaria Nº 07/2020, até dia 31/03/20, suas atividades internas e externas, incluindo o atendimento presencial. Entretanto segue com o atendimento ao público por meio de telefone e whatsapp (79) 98108-0709 ou por email: atendimento@cause.gov.br

CRA – Conselho Regional de Administração

O Conselho suspendeu o atendimento externo, mas manteve o expediente de trabalho internamente. O CRA publicou em seu site aviso que pode ser lido aqui.

CRESS – Conselho Regional de Serviço Social

O regional também suspende parcialmente o atendimento presencial. Por isso, a direção do CRESS Sergipe solicita às/os profissionais que, para sua própria proteção, bem como dos funcionários do conselho e de toda a comunidade, apenas acessem o atendimento presencial em casos imprescindíveis, como requerimentos de inscrição principal, transferências de inscrição, cancelamentos, inscrição secundária e reinscrição. Outras situações podem ser encaminhadas por meio de atendimento telefônico e/ou por e-mail.

A portaria também suspende temporariamente os eventos e reuniões que atraiam aglomerações de pessoas, a exemplo das reuniões de comissões internas e externas, ações de fiscalização e outras atividades similares. Confira abaixo a íntegra da Portaria 03/2020

CRC – Conselho Regional de Contabilidade

O Conselho adotou home office para aqueles que se enquadram em grupo de risco e/ou que apresentem sintomas de gripe ou que possuam familiares na mesma situação. Para os demais servidores o funcionamento permanece igual conforme portaria que pode ser conferida aqui.

CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis

O CRECI resolveu suspender suas totalmente suas atividades em portaria publicada nesta sexta-feira, 21, ontem o Conselho havia colocado aviso em seu site a suspensão do atendimento externo.

CREMESE – Conselho Regional de Medicina

Diretoria do Conselho deliberou pela restrição do atendimentos presenciais, os quais, em sua ampla maioria, serão realizados por intermédio de ferramentas on line já existentes. Sendo assim, haverá forte contenção do fluxo de usuários e, por conseguinte, redução do risco de contágio, e que até o momento não há orientação da Vigilância Epidemiológica estadual quanto à completa interrupção dos serviços prestados à sociedade. Confira a portaria na íntegra.

CRO – Conselho Regional de Odontologia

O atendimento presencial ao público será suspenso, permanecendo abertos os canais de comunicação telefônico e online, através do número (79) 3214-3404 e do e-mail crose@crose.org.br. Ficam suspensas, ainda, todas as reuniões e audiências. Os colaboradores da autarquia que tenham mais de 60 anos, que sejam portadores de doenças crônicas ou tenham filhos com idade igual ou inferior a 02 anos poderão realizar trabalho remoto, mediante comprovação das condições citadas. Confira o aviso no site

CRP19 – Conselho Regional de Psicologia

Em atendimento às medidas de prevenção ao Coronavírus (COVID 19),  o Conselho Regional de Psicologia de Sergipe deliberou sobre algumas medidas seguindo as orientações das autoridades sanitárias para assegurar as atividades internas do CRP19 e proteção à saúde coletiva.
Diante da situação de pandemia, sugerimos evitar comparecimento presencial à sede. Para as excepcionalidades, serão feitos agendamentos.

Nestes casos, a orientação é de que a/o psicóloga/o entre em contato por e-mail: gerencia@crp19.org.br, para possível atendimento presencial. Para o setor Financeiro, o e-mail é o financeiro@crp19.org.br

Eventos e Entregas de Carteira de Identidade Profissional – suspensos

Atividades da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF), incluindo os atendimentos, serão realizados a partir do seguinte e-mail: cof@crp19.org.br.

Fiscalizações e orientações já agendadas até o dia 31 de março estão suspensas e posteriormente serão remarcadas.

Atividades da Comissão de Ética (COE), plenárias de julgamento, plenárias éticas, mediações e comissão de instrução estão suspensas até o final de março. Caso tenha a necessidade de orientações, entre em contato com a COE pelo e-mail: coe@crp19.org.br.

Informamos ainda que o horário de funcionamento desta autarquia, em regime de plantão, será das 09h às 13h.
Telefones para contato: (79) 3214-2988/3213-0984.

As medidas valem para o período de 19 de março a 03 de abril. O Conselho Regional de Psicologia de Sergipe acompanha o quadro e as orientações das autoridades públicas. Caso as instruções normativas emitidas pelos órgãos oficiais da Saúde sofram alterações, o CRP19 revisará as medidas aqui expostas.