NotíciasAdi 2135 será julgada pelo Supremo Tribunal Federal dia...

Adi 2135 será julgada pelo Supremo Tribunal Federal dia 15/03

A presidente do Supremo Tribunal Federal, a ministra Cármen Lúcia colocou em pauta para julgamento no próximo dia 15/03 a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 2135, a qual questiona emenda constitucional aprovada pelo congresso em 1998 sobre a possibilidade da Administração Pública contratar servidores tanto pelo regime celetista como pelo regime estatutário.

Entenda o caso

Quando foi criada a constituição de 1988, o constituinte incluiu o art. 39, obrigando a Administração Pública implantar o Regime Jurídico Único, ou seja, somente poderiam contratar servidores pelo Regime estatutário e posteriormente foi criada a Lei 8.112/90.

A partir daí os sindicatos dos servidores dos Conselhos de Fiscalização Profissional tentaram de diversas maneiras o enquadramento da categoria, mas não conseguiram, pelas peculiaridades destas entidades, pois o entendimento daquela época era de que estas autarquias não integravam a administração pública.

Em 1998 o art. 39 foi alterado pela Emenda a Constituição nº 19 para que a Administração Pública pudesse contratar servidores tanto pelo regime estatutário (Lei 8.112/90) como também pelo regime da CLT, sendo os Conselhos de Fiscalização desobrigados de enquadrar seus servidores no Regime Estatutário. Entretanto foi ajuizada a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 2135 (Adi 2135).

No ano de 2007 o STF deferiu uma medida cautelar suspendendo a vigência da emenda constitucional nº 19, ou seja, os Conselhos de Fiscalização a partir daquela data, somente poderiam contratar servidores pelo Regime Jurídico Único.

A partir de então o Superior Tribunal de Justiça – STJ e o Supremo Tribunal Federal – STF, firmaram entendimento de que os servidores dos Conselhos de Fiscalização são regidos pelo Regime Jurídico Único (Lei 8.112/90).

No dia 15 de Março o Supremo Tribunal Federal deverá julgar a Adi 2135 e poderá acabar de vez com esta celeuma que assola os servidores dos Conselhos de Fiscalização há mais de 25 anos.

Publicado em Conselhos Profissionais

COMEMORAR É PRECISO

SINDISCOSE celebra retorno à CUT-SE em confraternização com a categoria.

Assembleia Filiação a CUT e Contracs

EDITAL DE CONVOCAÇÃO A Diretoria Colegiada do Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidades Coligadas...

Confraternização do Sindiscose acontece no próximo dia 14 de dezembro

Prazo para garantir a participação termina nesta sexta 06/12

Unidas pela democracia, CUT e centrais emitem nota sobre a trama golpista

Documento cobra celeridade nas investigações e punição exemplar aos envolvidos, para liquidar a escalada autoritária daqueles que não aceitaram perder as eleições

SINDISCOSE REALIZARÁ ASSEMBLEIA PARA REFILIAÇÃO À CUT

A conjuntura atual exige respostas firmes e organizadas. A extrema direita ameaça conquistas históricas da classe trabalhadora, promovendo divisões e enfraquecendo as entidades representativas.

NOTA DE SOLIDARIEDADE AO SINTESE E DE REPÚDIO À POLÍTICA DE CRIMINALIZAÇÃO DAS LUTAS DOS PROFESSORES E DAS PROFESSORAS PELO GOVERNO DE SERGIPE

Os direitos sociais e individuais dos cidadãos estão assegurados nas Constituições Federal e Estadual de Sergipe. Logo, lutar pela...