Sobre a Contribuição Sindical 2018

Na última reunião de diretoria do Sindiscose, definimos pela oposição ao popularmente conhecido “imposto sindical”, tal como ele era, uma cobrança compulsória, quase sempre sem nenhum debate ou discussão da sua necessidade, da sua utilização e para que fins. A cobrança geralmente realizada em Março, na prática, em vez de fortalecer as entidades sindicais e as lutas dos trabalhadores, serviam para manter, muitas vezes, uma casta acomodada e burocrática que há muito tempo deixou de fazer luta, abandou as portas das empresas, das fábricas e dos locais de trabalho.

Não é possível que um sindicato que não faz luta, que faz acordo com o patrão vendendo nossa vida, nossos direitos, meta mão a mão em nosso bolso compulsoriamente. E ainda criem todo tipo de manobra para permanecerem na direção das entidades, transformando os sindicatos em fonte de privilégios e facilidades que nossa categoria não tem no dia-a-dia, sindicato é para lutar!

Porém, acreditamos que é importante realizarmos esse debate sobre a necessidade da nossa auto organização coletiva. Precisamos de estrutura para melhor atender e defender nossas pautas, isso passa por termos uma sede de qualidade, com computadores, internet, telefone, funcionários, e isso se faz com dinheiro. Não queremos também qualquer dinheiro, nem de qualquer lugar. Porque para fazer o que fazemos, precisamos ter independência política, e para ter independência política é necessário ter independência financeira, para não ter “rabo preso” com nenhum diretor, com nenhuma empresa, com nenhum patrão, seja público ou privado, celetista ou RJU.

Então, apesar de todo o atraso da Reforma Trabalhista, não iremos ascender uma vela para o imposto sindical, achamos que ele tem que acabar mesmo e ser substituído pelo debate coletivo e político da necessidade de auto-financiamento da nossa categoria.

Neste sentido, estamos disponibilizando um modelo de formulário, para que aqueles que quiserem, voluntariamente realizar o desconto em favor do Sindiscose, devem baixar nesse link, preencher e entregar em seu Conselho ou Ordem. Tenham certeza, pelo menos no que depender dos que aqui estão agora os recursos serão empregados para fortalecer a luta da nossa categoria, da nossa classe  e construir um Sindiscose forte, independente.