NotíciasVITÓRIA: SERVIDORAS DE CONSELHO PROFISSIONAL OBTÉM NA JUSTIÇA DIREITO...

VITÓRIA: SERVIDORAS DE CONSELHO PROFISSIONAL OBTÉM NA JUSTIÇA DIREITO À 180 DIAS DE LICENÇA MATERNIDADE

Em ação transitada em julgado e impetrada pelo Sindiscose, as servidoras do Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI, obtiveram na justiça o direito a prorrogação da licença maternidade. Direito que foi negado pelo Conselho, pois este,  alega que o CRECI/SE e os demais conselhos de classe não integram a administração pública federal e ainda que integrassem, a Lei no 11.770/2008 não obriga instituição de programa de prorrogação de licença maternidade, mas tão somente autoriza. 

Não foi assim que entendeu o Juiz do Trabalho Luis Manoel Andrade Meneses:

“Quanto ao argumento que a reclamada não integra a administração pública, este não deve prosperar, visto que o Supremo Tribunal Federal, através do julgamento da ADI 1717/DF, decidiu que os conselhos de fiscalização profissional não têm natureza de pessoas jurídicas de direito privado, consolidando o entendimento de que ostentam a natureza de autarquias especiais, enquadrando-se, portanto, no conceito de Fazenda Pública. Quanto a tese defensiva que a Lei nº 11.770/2008 não obriga instituição a aderir ao programa de prorrogação de licença maternidade, mas tão somente autoriza, razão não assiste, visto que encontra-se em vigor o Decreto-Lei nº 6.690/08 que expressamente prevê a extensão da licença maternidade às “servidoras públicas federais lotadas ou em exercício nos órgãos e entidades integrantes da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional”.”

A sentença ainda arbitrou danos morais no valor de R$ 10.000,00 para cada servidora que teve seu direito suprimido. Sem dúvidas é uma vitória não apenas das servidoras do CRECI e do Sindiscose, mas de todas as mulheres servidoras dos conselhos de classe profissional, que ainda hoje luta pela prorrogação da licença maternidade e sistematicamente tem seus direitos negligenciados pelos conselhos profissionais, inclusive durante as negociações coletivas. 

O número da ação é: 0000826-39.2020.5.20.0003

SINDISCOSE Protocola Mediação no Ministério do Trabalho para Garantir Acordo Coletivo com o CREA/SE

O pleito inclui reajuste salarial de 7,5%, alinhado ao decreto do salário mínimo, e a manutenção das demais cláusulas do acordo como auxílio-creche, previdência complementar e licenças ampliadas.

CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – CREMESE

A presença de todos é fundamental para garantir os direitos e avanços da categoria. Participe e faça sua voz ser ouvida!

SINDISCOSE RECORRE AO MPT/SE APÓS CAASE IGNORAR PROPOSTAS DE NEGOCIAÇÃO

Diante da ausência de respostas, sindicato busca mediação para garantir direitos iguais aos servidores da OAB/SE

O que é Supervisão Ministerial nos Conselhos Profissionais em discussão na casa civil ?

Essa é a primeira parte que gostaríamos de debater sobre a supervisão Ministerial dos Conselhos Profissionais e que será discutida nos próximos meses na Casa Civil, os próximos textos avaliarão impactos sobre a estrutura dos empregados

Portaria cria grupo para discutir supervisão e controle interno de conselhos de fiscalização profissional

Grupo de trabalho terá prazo de duração de 90 dias, podendo ser prorrogado, mais uma vez, pelo mesmo período, e após esse prazo, o grupo terá 15 dias para apresentação de relatório ao ministro da Casa Civil

SINDISCOSE Convoca Associados para Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas 2024

A participação dos associados é fundamental para garantir a transparência e a legitimidade das deliberações.