Sindiscose e CRMV-SE assinam primeiro acordo coletivo de trabalho

Após muita negociação, finalmente foi assinado o acordo coletivo das trabalhadoras do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Sergipe – CRMV-SE. Este é o primeiro acordo coletivo de trabalho firmado entre as duas instituições. “Este acordo representa o estabelecimento mínimo de uma pauta junto ao Conselho, que traz conquistas para as trabalhadoras e garantias jurídicas para o Conselho”, frisou o presidente do sindicato, Igor Baima.

Duas demandas antigas foram conquistadas. A primeira foi o estabelecimento do auxílio-saúde, que não existia. “Essa demanda persistiu durante vários anos, sem se materializar, mas agora, finalmente, conseguimos conquistá-la”, comentou a vice-presidente do sindicato, Frascilene dos Santos. A segunda conquista foi o estabelecimento do Piso Salarial de 2 mil reais. “Esta conquista foi muito importante, pois traz mais dignidade para as servidoras, permitindo que trabalhem com mais tranquilidade”, acrescentou Baima.

Também foi atendido o pedido de auxílio transporte, nas mesmas condições já oferecidas pelo vale-transporte, algo que também não existia anteriormente. Entre outras conquistas, houve um reajuste de 10% nos salários, com o objetivo de recompor o poder de compra afetado pelos últimos anos de inflação e pela ausência de reajustes em anos anteriores. A jornada de trabalho, uma conquista obtida junto ao Conselho em anos anteriores, foi mantida em seis horas.

“A negociação durou alguns meses e precisou ser encaminhada ao Ministério Público do Trabalho, devido à ausência de respostas do Conselho. No entanto, graças à mediação eficiente do MPT, à paciência e ao entendimento de todos os lados, foi possível alcançar um resultado satisfatório, que consideramos um novo marco nas relações trabalhistas entre sindicato e Conselho”, afirmou Igor Baima. “Gostaria também de agradecer toda a paciência e resistência das servidoras do Conselho, que acreditaram no sindicato e participaram ativamente, inclusive comparecendo a várias audiências”, concluiu o dirigente sindical.

O link com o conteúdo do acordo pode ser acessado aqui