NotíciasCOMEMORAR É PRECISO

COMEMORAR É PRECISO

por Henrique Maynart

“A festa do sindicato é muito melhor que a festa dos conselhos. Aqui não tem patrão, aqui todo mundo é igual”. Um sábado de sol recebeu mais uma confraternização das tantas polvilhadas ao fim de cada ano. A casa 976 na esquina da Rua Maria Rezende Machado, na Coroa do Meio, recebeu mais uma comemoração do SINDISCOSE.

A animação ficou por conta do servidor da OAB, Wellington Silva, que entoou os clássicos do cancioneiro popular romântico, acompanhado ao teclado. Cerveja, petiscos, a sombra da mangueira disputando com os toldos, drink´s com e sem álcool, aquele churrasco “de lei” e aquele “espaço Kid´s” pra gastar a energia vital da criançada. A casa da Coroa do Meio, que já havia recebido as trabalhadoras e trabalhadores de conselhos e autarquias na comemoração de seus 30 anos, em 2022, ferveria mais vez. No dia em que um general de quatro estrelas é preso por tentativa de golpe de Estado, comemorar é praticamente uma obrigação.

A festa de 2024 contou com presenças de peso. A primeira delas é a participação do presidente da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT-SE), o professor Roberto Silva, que saudou toda a categoria em seu retorno à central. A comemoração de fim de ano também marcaria a última assembleia da categoria, que decidiu por unanimidade o retorno à CUT e entrada na CONTRACS.

“O SINDISCOSE foi formado por cutistas e agora retorna à sua casa inicial. Nós nos encontramos em todas as lutas independente da filiação, seja nas mobilizações da Frente Povo Sem Medo, nas ações de defesa da classe trabalhadora, no enfrentamento ao Governo Bolsonaro, e quem luta junto deve estar no mesmo lugar. Sejam muito bem vindos à CUT”.

O presidente do SINDISCOSE, Igor Baima, aproveitou a oportunidade para saudar a central e colocar a categoria em estado de solidariedade ao professor Roberto Silva, que se encontra em estado de perseguição política por parte do Executivo Estadual. Na condição de presidente do Sintese, o professor Roberto recebeu ações judiciais cíveis quanto criminais por conta das lutas do magistério em torno de suas carreiras e do reajuste do piso salarial da categoria. “Conte sempre com a nossa solidariedade, estaremos juntos sempre nesta luta contra a criminalização dos lutadores e por uma vida mais digna para todas e todos nós”.

A festa contou com a participação de colegas do CREA, CRP, CREFITO, CREMESE, OAB-SE, CAASE, CRC, CORECON, CAU, CRMV e CRC, estes últimos participando pela primeira vez das festividades do sindicato. O presidente do SINDISCOSE ressaltou a luta para a instalação de concursos nestes conselhos e saudou as servidoras e servidores recém-empossados. “No que depender da gente vai ter procurador e procuradora, vai ter servidora e servidor de trabalho administrativo concursado em todos os conselhos. Vejam o caso do CREA: o último advogado contratado naquele conselho foi o ex-governador Marcelo Deda, que esteve filiado ao sindicato.”

Igor também aproveitou a oportunidade para ressaltar a luta contra o assédio moral empreendida pelas servidoras e servidores do CREA em Sergipe. “Todo mundo acompanhou as denúncias de assédio e o sindicato seguirá dando todo o suporte necessário aos colegas. Não toleraremos ações de assédio, que o recado seja entendido por todas e todos.”

A Diretoria ressaltou a ausência do colega Antônio Oliveira, servidor da OAB-SE e diretor do sindicato, que não esteve presente por motivos de saúde. O colega Leandro Augusto Oliveira, funcionário da OAB-SE, veio comemorar o seu aniversário com a categoria e recebeu a acolhida de todas e todos, além de um agrado da festa. A servidora Clara Lisboa e o advogado Luis Felipe Reis foram apresentados e saudados pelos presentes. Logo após as declarações da Diretoria, foram sorteados uma série de brindes como panetones, espumantes, biscoitos finos, dois vouchers da Confeitaria DoSergipe, uma garrafa de Gin e um PIX de 100 reais.

A tarde correu leve e os primeiros sinais da lua cheia se apossaram do céu na Coroa do Meio. A música seguiu pela swingueira dos pagodes dos anos 90 e 2000, rebolar foi preciso. Em mais uma festa para marcar o tempo, seguir as fichas do calendário e energizar os corpos para as lutas que seguem. Confraternizar para lutar e lutar para confraternizar. Até a vitória.

 

Assembleia Filiação a CUT e Contracs

EDITAL DE CONVOCAÇÃO A Diretoria Colegiada do Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidades Coligadas...

Confraternização do Sindiscose acontece no próximo dia 14 de dezembro

Prazo para garantir a participação termina nesta sexta 06/12

Unidas pela democracia, CUT e centrais emitem nota sobre a trama golpista

Documento cobra celeridade nas investigações e punição exemplar aos envolvidos, para liquidar a escalada autoritária daqueles que não aceitaram perder as eleições

SINDISCOSE REALIZARÁ ASSEMBLEIA PARA REFILIAÇÃO À CUT

A conjuntura atual exige respostas firmes e organizadas. A extrema direita ameaça conquistas históricas da classe trabalhadora, promovendo divisões e enfraquecendo as entidades representativas.

NOTA DE SOLIDARIEDADE AO SINTESE E DE REPÚDIO À POLÍTICA DE CRIMINALIZAÇÃO DAS LUTAS DOS PROFESSORES E DAS PROFESSORAS PELO GOVERNO DE SERGIPE

Os direitos sociais e individuais dos cidadãos estão assegurados nas Constituições Federal e Estadual de Sergipe. Logo, lutar pela...

Fim da Escala 6×1: PEC ganha força popular e mobiliza o Brasil pela análise da proposta no Congresso

Esse apoio massivo reforça a importância do tema e incentiva a mobilização para que mais deputados assinem a proposta, garantindo que ela avance em prol dos direitos fundamentais dos trabalhadores.