NotíciasSINSERCON-RN exige afastamento de Presidente do CRT-RN após denúncia...

SINSERCON-RN exige afastamento de Presidente do CRT-RN após denúncia de assédio moral

Natal, 19 de fevereiro de 2025

O Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional do Estado do Rio Grande do Norte (SINSERCON/RN) divulgou, nesta segunda-feira (19), uma carta aberta dirigida à diretoria e aos conselheiros do Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT/RN) exigindo o afastamento imediato do presidente da autarquia, Jerônimo Andrade. O posicionamento do sindicato ocorre após investigações do Ministério Público do Trabalho (MPT) apontarem práticas de assédio e abusos contra servidores do conselho.

De acordo com o SINSERCON/RN, as denúncias envolvendo o presidente do CRT/RN incluem condutas que ferem princípios básicos de respeito e ética no ambiente de trabalho. Os relatos de assédio teriam causado danos significativos à saúde mental dos servidores, além de comprometer a eficiência e o bom funcionamento do órgão.

O Ministério Público do Trabalho, reconhecendo a gravidade das acusações, propôs um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) como medida corretiva. No entanto, o sindicato defende que o afastamento de Jerônimo Andrade é essencial para a retomada de um ambiente de trabalho saudável e respeitoso.

“Nosso compromisso é com o bem-estar de todos os trabalhadores e com a melhoria das condições de trabalho. Acreditamos que só será possível alcançar isso com uma gestão que trate todos com dignidade e respeito”, destacou o SINSERCON/RN na carta.

O sindicato também reforçou a necessidade de uma gestão pautada por princípios de ética, transparência e valorização dos servidores, que desempenham suas funções com dedicação e compromisso. A entidade aguarda que as providências sejam tomadas com urgência para garantir a normalização das atividades no CRT/RN.

A carta aberta encerra com um apelo à diretoria e aos conselheiros do CRT/RN para que priorizem a resolução do caso, visando a preservação da integridade dos servidores e a manutenção da credibilidade do conselho.

Até o momento, não houve manifestação pública de Jerônimo Andrade ou da diretoria do CRT/RN sobre as acusações e a cobrança do sindicato.

Leia a Carta abaixo:

CARTA ABERTA DO SINDICATO DOS SERVIDORES EM CONSELHOS E ORDENS DE FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (SINSERCON)
Natal, 19 de fevereiro de 2025

À
Diretoria do Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT/RN)

E aos Conselheiros do CRT/RN

O SINDICATO DOS SERVIDORES EM CONSELHOS E ORDENS DE FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (SINSERCON/RN), representando todos os seus sindicalizados e trabalhadores desta respeitada categoria, vem, por meio desta carta aberta, expressar seu posicionamento diante dos recentes acontecimentos que envolvem a gestão do Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT/RN) e seu presidente, Sr. Jerônimo Andrade.

Através de apuração conduzida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), foi identificado um quadro de abusos e práticas de assédio por parte do presidente da autarquia contra diversos servidores do Conselho. Tais condutas, que não condizem com os princípios de respeito e ética que devem reger as relações no âmbito do serviço público, estão causando danos consideráveis ao ambiente de trabalho e à saúde mental dos servidores envolvidos, comprometendo a eficiência e o bom funcionamento do Conselho.

O Ministério Público do Trabalho, reconhecendo a gravidade das atitudes relatadas, propôs um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) como medida de correção. Portanto, o SINSERCON/RN, representando a categoria, vem manifestar seu total apoio à ação do Ministério Público do Trabalho e solicitar, de forma firme e com a devida seriedade, o afastamento imediato do Sr. Jerônimo Andrade da presidência do CRT/RN. Acreditamos que tal medida é essencial para a retomada de um ambiente de trabalho saudável, respeitoso e que promova, de fato, a valorização dos técnicos industriais e servidores que exercem suas funções com compromisso e dedicação.

Nosso compromisso é com o bem-estar de todos os trabalhadores e com a melhoria das condições de trabalho, o que só será possível com uma gestão que trate todos com dignidade e respeito. Neste momento, é imprescindível que o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Norte seja conduzido por alguém que tenha os princípios de ética, transparência e respeito aos servidores como valores centrais em sua atuação.

Agradecemos a atenção de todos e aguardamos que as devidas providências sejam tomadas com urgência.

Atenciosamente,

SINSERCON – SINDICATO DOS SERVIDORES EM CONSELHOS E ORDENS DE FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

 

Com informações do SINSERCON/RN

SINDISCOSE Renova Convênio com o SESC/SE

Confira os Benefícios e Como Acessar os Serviços

Sindiscose na Luta pela vida e pelos Direitos das Mulheres Trabalhadoras

O Sindiscose, Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidades Coligadas do Estado de Sergipe,...

TCU avalia transparência dos Conselhos Profissionais!

O Tribunal lançou um ranking sobre a transparência dos portais dos Conselhos Profissionais, com base na Lei de Acesso à Informação.

Novo valor do salário mínimo é de R$ 1.518 em 2025

O reajuste total foi de 7,5%, representando um aumento de R$ 106 na renda dos trabalhadores

SINDISCOSE cobra posicionamento de CRO, CAU e OAB sobre demandas dos servidores

Foram enviados ofícios aos Conselhos para tratar das pautas de 2025

COMEMORAR É PRECISO

SINDISCOSE celebra retorno à CUT-SE em confraternização com a categoria.