spot_imgspot_img

17ª Plenária Nacional da CUT é lançada e mobiliza entidades em todo o país

Ouça agora
0:00 / 0:00
🔊

Foi lançada oficialmente no dia 14 de maio de 2025 a 17ª Plenária Nacional da CUT, que acontecerá de 14 a 16 de outubro, em São Paulo, com o tema “Novos Tempos, Novos Desafios”. A edição deste ano homenageia João Batista Gomes (Joãozinho), histórico dirigente cutista falecido em abril, reconhecido por sua trajetória na defesa da classe trabalhadora.

A plenária será um espaço estratégico de avaliação da conjuntura, atualização do projeto político-organizativo e definição do plano de lutas da Central Única dos Trabalhadores para o próximo período. O evento ocorre em um cenário marcado pela precarização das relações de trabalho, crescimento do trabalho informal, impactos das mudanças climáticas e os desafios colocados pela COP 30, que será realizada no Brasil.

Etapas da Plenária

O processo da 17ª Plenária Nacional está dividido em três etapas:

  • Assembleias de base: de 15 de maio a 30 de junho, período em que os sindicatos devem eleger seus delegados e delegadas;
  • Plenárias Estaduais e reuniões dos Ramos da CUT: entre 10 de julho e 31 de agosto;
  • Plenária Nacional: de 14 a 16 de outubro, em São Paulo.

Participação do SINDISCOSE

Em cumprimento a esse calendário, o SINDISCOSE realizará sua assembleia de base no dia 17 de junho, com o objetivo de eleger um delegado titular e um suplente para representar a categoria na 17ª Plenária Estadual da CUT-SE, marcada para os dias 25 e 26 de julho, no auditório do SINDIFISCO, em Aracaju.

As entidades filiadas devem enviar à CUT-SE, até o dia 3 de julho, a ata da assembleia, a lista de presença e a ficha de inscrição dos(as) delegados(as), conforme orientações da Central.

Objetivos da Plenária

A 17ª Plenária da CUT tem como objetivos estratégicos:

  • Analisar a conjuntura nacional e internacional e seus impactos sobre o mundo do trabalho;
  • Atualizar a estratégia de organização sindical da CUT;
  • Fortalecer o papel da Central na reconstrução do Brasil, da democracia e dos direitos sociais;
  • Realizar alterações estatutárias;
  • Aprovar o plano de lutas para o próximo período.

Convocação

O secretário-geral da CUT, Renato Zulato, destaca a importância do engajamento das entidades de base nesse processo:

“Convocamos todas as entidades filiadas à CUT a participarem ativamente deste importante momento. Este é um ano de mobilização, formação e trabalho de base em defesa dos direitos e da democracia.”

O SINDISCOSE convida sua base a participar ativamente da assembleia do dia 17 de junho, fortalecendo a construção coletiva da luta sindical. Edital de convocação será publicado em breve.

 

spot_img

leia mais

outras matérias