Diálogo prevalece: Sindiscose e CRA/SE fecham acordo no Ministério Público do Trabalho

Chegou ao fim um importante capítulo da negociação entre o Sindiscose e o Conselho Regional de Administração de Sergipe, CRA-SE. Várias reuniões ocorreram durante o ano e felizmente, graças ao diálogo, entendendo a situação de ambas as partes, foi possível chegar a um consenso. A pauta de reinvindicações, além da formalização do primeiro instrumento de registro de acordo coletivo dos trabalhadores, girou ao redor de basicamente de três itens: 1 – A redução da jornada de trabalho para 30 horas; 2 – Ajuste de valores recebidos e retroativos de gratificações e 3 – O pagamento de valores retroativos de anuênios, que em gestões anteriores ficaram congelados.

A questão da jornada de trabalho é uma luta histórica de toda a classe trabalhadora, ter mais tempo para outras atividades, estar mais junto da família e/ou melhorar a qualificação é uma luta que deve ser parte sempre. Porém, neste momento, houve limites para continuidade desta pauta e o sindicato junto com a categoria entendeu estes limites e retiramos da pauta.

Sobre os anuênios e as gratificações, o CRA-SE se comprometeu em realizar todos os ajustes necessários para corrigir os valores não pagos e incorporar as gratificações aos salários, desta forma, também, revogando as atuais concessões, porém garantindo o poder aquisitivo destes trabalhadores para que os mesmos não tenham perdas de rendimento. O pagamento dos valores será de forma parcelada a partir de janeiro de 2019. Para tanto, também, houve um sacrifício em relação aos índices de reajustes dos anos 2019 e 2020, para garantia de pagamento deste acordo.

Entendemos que houve aqui um grande esforço de ambas as partes para chegar a uma solução viável. Acreditamos que o fruto será evidentemente a melhoria do clima organizacional e a satisfação dos trabalhadores. Nós do Sindiscose também reconhecemos que houve um esforço importante da parte do CRA/SE para resolver a situação e dessa forma poder também prestar um serviço de melhor qualidade a toda a categoria de administradores do Estado de Sergipe.