NOTA DO SINDISCOSE: Sobre os dois primeiros casos de COVID-19 na categoria.

Tomamos conhecimento¹, no dia de hoje, que duas enfermeiras fiscais do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE), testaram positivo para a COVID-19. A categoria da enfermagem cumpre um papel de extrema relevância nesse momento da pandemia, são a linha de frente no atendimento e nos cuidados aos pacientes afetados pela doença causada pelo coronavírus.

A notícia vem um momento onde Sergipe chega próximo aos 900 casos confirmados pelas autoridades estaduais; em 15 dias as notificações positivas aumentaram em dez vezes segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde do Estado.

Diante disso exigimos que os Conselhos profissionais reforcem a adoção ao home office e ao isolamento social de seus servidores, inclusive os comissionados e terceirizados. Os Conselhos da área da saúde precisam reforçar ainda mais os cuidados, como o distanciamento social e o uso de EPI’s. Exigimos também que o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju tomem medidas mais firmes contra a circulação de pessoas, sobretudo nos bairros e que garantam o suporte necessários as famílias que passam por situação de vulnerabilidade.

O governo Federal também tem sua parcela de culpa, o presidente da república, através de suas declarações irresponsáveis tem defendido a volta à normalidade, sem se importar com as milhares de vidas que já foram perdidas e com os novos casos que surgem a cada dia.

O Sindiscose já entrou em contato com as servidoras e nos colocamos à disposição para dar o apoio e o suporte necessário. Outros funcionários também fizeram o teste e aguardam resultados. O momento é difícil e exige de todos paciência e a adoção das medidas preventivas preconizadas pelas autoridades internacionais de saúde.

Vai passar!

Notas

1 – Coren-SE publica nota sobre contaminação de enfermeiras fiscais da Autarquia