Taxa de Filiação ao Sindiscose em Sergipe Alcança 66% entre Trabalhadores Efetivos

Pintura: Operários. Tarsila do Amaral. 1933

A taxa de filiação ao Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Nacional (Sindiscose) em Sergipe atinge notáveis 66% entre os trabalhadores efetivos, destacando-se em um cenário sindical onde a média nacional é significativamente menor. Enquanto no Brasil a média taxa de filiação sindical, segundo o IBGE, é de apenas 9% entre todos os trabalhadores e de 20% entre os servidores públicos, o Sindiscose mostra um engajamento excepcional em relação à representatividade sindical.

Entre os trabalhadores de alguns conselhos profissionais no estado, a filiação ao Sindiscose chega a impressionantes 100%, demonstrando um compromisso total com sua entidade de classe. São trabalhadores de conselhos como o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), o Conselho Regional de Psicologia (CRP) e o Conselho Regional de Administração (CRA). A adesão maciça ao sindicato reflete a importância que esses trabalhadores atribuem à defesa de seus direitos e interesses.

Entre os trabalhadores dos conselhos e ordens de fiscalização, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe (OAB/SE), destaca-se por ter o maior número absoluto de filiados ao Sindiscose e com uma taxa de 63% de filiação. Esta elevada participação demonstra a relevância do sindicato na vida profissional destes trabalhadores. Em segundo lugar, em números absolutos, vem o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), onde 70% dos trabalhadores efetivos são filiados ao Sindiscose, reforçando a tendência de alta participação sindical entre os servidores desses conselhos regionais.

O cenário do Sindiscose em Sergipe contrasta fortemente com a média nacional, onde a participação sindical é relativamente baixa. Os números expressivos de filiação no estado não apenas sublinham a efetividade do Sindiscose em atrair e manter seus membros, mas também indicam um ambiente de trabalho onde os servidores reconhecem e valorizam a importância do sindicato na luta por melhores condições de trabalho e defesa de seus direitos.

Em um contexto nacional de enfraquecimento da representação sindical, Sergipe desponta como um exemplo de organização e engajamento, proporcionando uma referência positiva para outras regiões e categorias profissionais. A expressiva taxa de filiação no estado serve como um indicativo de que, quando os sindicatos conseguem demonstrar seu valor e relevância, os trabalhadores respondem com apoio e participação ativa.

Estes números contemplam todos os trabalhadores de todos os Conselhos e Ordens de Sergipe, porém, quando são considerados apenas os Conselhos sobre os quais o sindicato faz trabalho cotidiano essa taxa de sindicalização chega a 75% de filiação.

Ainda não é filiado ou filiada? Filie-se