O SINDISCOSE, Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidades Afins, realizou a primeira Reunião Ordinária de Diretoria da Gestão 2024-2027, após o recesso de fim de ano. O encontro aconteceu no dia 21 de janeiro de 2026, na sede da entidade em Aracaju, e teve como pauta principal o balanço das ações de 2025 e os planos e encaminhamentos para o novo ano.
Balanço Positivo em 2025 e Acordos Coletivos
O presidente Igor Baima iniciou a discussão apresentando um balanço positivo de 2025, com destaque para o sucesso nos Acordos Coletivos fechados, que foram considerados “muito benéficos para a categoria”. Ele também informou sobre os conselhos com os quais não foi possível haver êxito nas negociações.
Outros informes relevantes do presidente incluíram:
- Acordos em Andamento: O CAU e o CRP estão em vias de assinar novos acordos.
- Avanço Jurídico: O plantão jurídico, reforçado em 2025 com a adesão do advogado Luiz Fillipe, retornará em janeiro para dar andamento aos trâmites.
- CLUBE DA CAIXA: Houve a renovação do convênio com a APCEF em novembro de 2025.
- Participação Nacional: Foi registrado um avanço importante na criação de um Grupo de Trabalho para discutir a Supervisão Ministerial junto à Casa Civil, além da imposição nacional de 60% dos cargos comissionados serem ocupados por servidores efetivos nos Conselhos.
- Eventos: A festa de confraternização de 2025 registrou a maior adesão em comparação com anos anteriores.
Planos e Encaminhamentos para 2026
A reunião também serviu para definir os planos estratégicos e operacionais para 2026, com a contribuição dos diretores presentes:
- Judicialização e Denúncias: O diretor Marcos Andrade levantou a necessidade de buscar o Ministério Público para tratar das denúncias contra os conselhos, bem como a defesa de concursos públicos nos Conselhos.
- Melhorias nos Acordos: A diretora Jeane Santos destacou a importância de buscar o reajuste nos acordos coletivos e de alinhar as cláusulas com mais clareza.
- Plano de Cargos: O diretor Tomé Rodrigues pontuou sobre a importancia de revisar e melhorar do Plano de Cargos e Salários nas entidades.
- Cobranças e Lei 8856/94: A diretora Juliana de Oliveira sugeriu avançarmos nas discussões sobre jornada de 30 horas semanais.
- Captação de Novos Diretores: O diretor Alexeev Rasmajo Macedo Machado sugeriu que o ano de 2026 seja aproveitado para avançarmos na politização e formação da categoria.
Ao final, o presidente Igor chamou a atenção para a necessidade de mais investimento em comunicação neste ano para alcançar os objetivos nos litígios sindicais. Por fim, calendário anual de reuniões mensais foi aprovado.




