A diretoria do Sindiscose realizou no último sábado sua reunião, entre outros pontos, foi discutido um ponto de conjuntura e a relação com as centrais sindicais. Para ajudar no debate foi convidado o professor de economia da UFS e dirigente da seção sindical do ANDES, a ADUFS, o Prof. Airton de Paula.
O movimento sindical foi surpreendido com a desmarcação da Greve Nacional assinada pela cúpula de seis centrais sindicais (CUT, Força Sindical, CTB*, UGT, NCST e CSB) sem consulta à suas próprias bases nos estados e nos sindicatos. Resolveram desmarcar por telefone a Greve Nacional convocada para o dia 5 de dezembro, isso mostrou o quanto estão burocratizadas as Centrais Sindicais.
Mesmo assim diante da conjuntura de ataques e retiradas de direitos entendemos que o sindicato não pode andar sozinho e precisa construir a mobilização de resistência a esses tempos difíceis. Para isso, a diretoria do Sindiscose deliberou pela suspensão do desconto da mensalidade do pagamento à CUT, e convocará a categoria em assembleia geral para deliberar sobre a qual Central Sindical o Sindicato deve se filiar.
Assembleia Geral
A Assembleia Geral ocorrerá no dia 25 de Janeiro de 2018, as 18h30, em primeira convocação, no SINDIPETRO AL/SE, localizado na Rua Siriri, 629, Centro – Aracaju – SE
Pauta:
1 – Mudança de Endereço
2 – Filiação a Central Sindical
*A CTB publicou nota oficial afirmando discordar da posição da maioria das centrais sindicais na nota que desmarca a Greve Nacional de 5 de dezembro.