SINDISCOSE protocola 5 pedidos de mediação no Ministério do Trabalho

Na terça-feira, dia 17 de abril, o Sindiscose protocolou cinco pedidos de mediação no Ministério do Trabalho, são Ordens ou Conselhos de Fiscalização Profissional, que mesmo após várias conversas, ofícios e visitas não responderam ou estabeleceram um processo de negociação dos acordos coletivos de trabalho (ACT´s) de seus servidores, em 2018. São eles: CRECI, CREMESE, COREN, CRQ e OAB.

Entendemos que há uma crise econômica e política no país, mas em relação aos Conselhos e Ordens de um modo geral, o que acontece é que a vida desses servidores não tem tido qualquer tipo de prioridade, mínima sequer. Existem Conselhos que estão há mais de quatro anos sem qualquer tipo de reajuste. Há Conselhos que não pagam auxílio alimentação e/ou saúde. A lei  10.697 que estabeleceu a vantagem pecuniária individual (VPI), também não é cumprida na totalidade. Além disso existem situações de assédio moral e sexual, falta de condições de segurança, de trabalho, veículos sucateados e insalubridade.

COREN

O Conselho Regional de Enfermagem – COREN, foi o primeiro Conselho a receber o Sindiscose, no dia 08 de janeiro de 2018. O presidente Dr. Diego Rafael garantiu que “não vai medir esforços para que o atendimento aos profissionais da Enfermagem seja mais humanizado e acolhedor”, isso em nossa opinião passa pelos servidores da casa. Entre outras coisas, a assembleia com os trabalhadores definiu 3% de aumento real nos salários. No momento a informação é que a pauta encontra-se no gabinete da presidência para despacho, pois o mesmo passou por uma avaliação de impacto orçamentário,  estamos aguardando.

CRECI e CREMESE

Nestes dois Conselhos não temos qualquer retorno, o CRECI passará por eleições em breve e o CREMESE tem adotado uma postura de intransigência com o sindicato, estamos tomando todas as medidas cabíveis para defender a categoria e não iremos tolerar condutas anti-sindicais.

CRQ

O presidente do CRQ recebeu o Sindiscose para uma apresentação, a categoria realizou assembleia e protocolamos a pauta, mas ainda não tivemos retorno para negociação, esperamos que após a notificação do MTE, as negociações possam avançar.

OAB

A pauta do Acordo Coletivo da OAB 2018 foi protocolada dia 06 de fevereiro, em 07 de março foi enviado um ofício solicitando uma reunião para discussão, porém quase três meses ainda não houve qualquer conversa, negociação ou conversa formal. O Sindicato pede que sejam cumpridos o PCCS, aprovado em reunião plenária em 25 março de 2013, e o pagamento de dois steps por progressão horizontal, há ainda o reajuste de 2018,  questões relacionadas a insalubridade e cláusulas sociais pendentes.

CREA

A pauta foi protocolada e já enviamos um ofício mas ainda não obtivemos retorno. Mas iremos reforçar de outras formas.

Outros Conselhos

Alguns Conselhos iniciaram negociação como o CRA, CRESS, CRP e CORECON, as tratativas tem evoluídos e acreditamos que poderemos chegar em acordo brevemente. Os demais ainda não existe qualquer contato. Se você faz parte de algum conselho que não teve negociação entre em contato com a gente em diretoria@sindiscose.org

Um chamado a filiação

Um sindicato forte se faz com apoio da categoria. São os trabalhadores que precisam financiar o Sindicato, para termos independência e recursos para defender os servidores e estrutura para acompanhar os dezenove Conselhos em que representamos no Estado.

Filie-se: aqui

Contribuição Sindical

Disponibilizamos um modelo de formulário, para que aqueles que quiserem, voluntariamente realizar o desconto em favor do Sindiscose, devem baixar nesse link, preencher e entregar em seu Conselho ou Ordem. Tenham certeza, pelo menos no que depender dos que aqui estão agora os recursos serão empregados para fortalecer a luta da nossa categoria, da nossa classe  e construir um Sindiscose forte, independente.