NotasNOTA SINDICAL CONJUNTA: PEC 108, TRABALHADOR SERÁ O MAIS...

NOTA SINDICAL CONJUNTA: PEC 108, TRABALHADOR SERÁ O MAIS PREJUDICADO.

Em 05 de julho de 2019, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, encaminhou ao congresso nacional uma proposta de emenda constitucional (PEC 108/2019), que “Dispõe sobre a natureza jurídica dos conselhos profissionais”. Em síntese os objetivos da proposta são:

1º ) Tornar facultativo o registro profissional.

2º ) Mudar a natureza jurídica dos conselhos de direito público para direito privado. 

3º ) Estabelecer o regime celetista para os funcionários destas entidades

Diante disso é importante salientar algumas questões; primeiramente a natureza jurídica dos conselhos profissionais já foi definida em 2002 pelo STF no julgamento da ADI 1717 como natureza jurídica de direito público, o motivo é que não é possível delegar poder de polícia a ente privado. Segundo, o regime de trabalho dos servidores é o estatutário garantido liminarmente em decisão ainda pendente de julgamento da ADI 2135. Além desta, existem ações que tratam especificamente do regime de trabalho do servidores em Conselhos Profissionais: ADI 5367, ADC 36 e ADPF 367 com data marcada para julgamento no STF em 05/09/2019. Estas ações visam que o poder executivo estabeleça lei criando os cargos dos servidores e solucione a situação da carreira destes, estabelecendo um prazo de 2 anos. Em terceiro lugar, tal qual a MP 873 para os sindicatos, o objetivo de tornar facultativo o registro profissional e por conseguinte o pagamento da anuidade é asfixiar financeiramente as entidades, sucateá-las para que não realizem a fiscalização do exercício profissional.

Tais medidas, se postas em prática, acarretarão imensos prejuízos sociais para a sociedade, levarão a abertura comercial de empresas e sistemas eletrônicos de capital estrangeiro e sem qualquer controle ético e social. O fim do registro profissional acarretará inevitavelmente a demissão e o fim de vários empregos de técnicos e fiscais dessas entidades e os que restarem ficarão sujeitos a pressões e direcionamentos. Quem irá fiscalizar os profissionais agentes de erros médicos? Obras e barragens sem segurança estrutural, que desabam e matam centenas de pessoas? Maus advogados que desaparecem com a totalidades dos alvarás ? Os mais prejudicados serão os trabalhadores que estão sempre sujeitos as piores e menos qualificadas condições de serviços.

Neste sentido, os sindicatos de servidores de conselhos e ordens de fiscalização profissional do Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe repudiam na integralidade a PEC 108/2019. Não achamos que seja possível melhorar em nada o texto apresentado. Somos a favor de regulamentar a situação de todos os servidores do sistema de conselhos profissionais, pois somente com isenção, transparência, legalidade, impessoalidade e moralidade será possível melhorar e manter um serviço de fiscalização profissional digno e decente para o povo brasileiro.

SINDISCOSE – Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidade Coligadas e Afins do Estado de Sergipe

SINCOAL – Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização do Exercício Profissional do Estado de Alagoas

SINSERCON-RN – Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional do Estado do Rio GRande do Norte

 

 

 

Sindiscose na Luta pela vida e pelos Direitos das Mulheres Trabalhadoras

O Sindiscose, Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidades Coligadas do Estado de Sergipe,...

SINSERCON-RN exige afastamento de Presidente do CRT-RN após denúncia de assédio moral

Em carta aberta, ao Sindicato expressou preocupação com as recentes denúncias de assédio moral praticado pelo presidente contra servidores da autarquia.

TCU avalia transparência dos Conselhos Profissionais!

O Tribunal lançou um ranking sobre a transparência dos portais dos Conselhos Profissionais, com base na Lei de Acesso à Informação.

Novo valor do salário mínimo é de R$ 1.518 em 2025

O reajuste total foi de 7,5%, representando um aumento de R$ 106 na renda dos trabalhadores

SINDISCOSE cobra posicionamento de CRO, CAU e OAB sobre demandas dos servidores

Foram enviados ofícios aos Conselhos para tratar das pautas de 2025

COMEMORAR É PRECISO

SINDISCOSE celebra retorno à CUT-SE em confraternização com a categoria.