NotíciasRelator da CCJ apresenta parecer favorável à PEC que...

Relator da CCJ apresenta parecer favorável à PEC que privatiza Conselhos Profissionais

Foi apresentado na CCJ da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, 26, o parecer pela admissibilidade da Proposta de Emenda Constitucional nº 108 de 2019, (PEC 108/2019), que torna os Conselhos de Fiscalização Profissional entidades de Direito Privado. Para o relator, Deputado Édio Lopes (PL/RR), é “Relevante citar os riscos decorrentes da não pacificação dessa disparidade de entendimento a respeito da natureza jurídica dos conselhos profissionais, tais como implicações de ordem administrativa, organizacionais, orçamentária e financeira e socioeconômica”

O parecer deve ainda ser submetido a votação da CCJ, se admitida o mérito da PEC é analisado por uma comissão especial, que pode alterar a proposta original. A comissão tem o prazo de 40 sessões do Plenário para votar a proposta. O prazo para emendas se esgota nas dez primeiras sessões.

Na prática a proposta enfraquece os Conselhos Profissionais que ficariam submetidos ao regime fiscal privado, torna facultativo o pagamento de anuidades e acaba com os concursos públicos nas autarquias. “É o fim dos Conselhos de Fiscalização Profissional e o fim de milhares de empregos, basta olhar o que são hoje os conselhos de despachantes documentalistas.“, é o que diz o presidente do Sindiscose Igor Baima, “Essa é política neoliberal do Governo Bolsonaro e de Paulo Guedes, esperamos que os servidores se mobilizem para impedir mais esse retrocesso“, completa.

Dia 29 de maio movimentos sociais e sindicais vão às ruas pelo Fora Bolsonaro
Sindicatos de SE, AL e RN lançam Nota Técnica sobre a PEC 108, produzida pelo IBEPS.
Felipe Santa Cruz recebe diretoria do Sindiscose para tratar da PEC 108
Audiência Pública discute a PEC 108-2019

Para a sociedade isso significa uma piora na qualidade dos serviços em geral, quem vai fiscalizar a conduta ética de um médico que receita medicamentos não indicados para o tratamento de certas doenças, como a Covid19? Os impactos são enormes em todas as profissões regulamentadas e praticamente joga para o povo o risco da contratação de péssimos profissionais ou empresas e ainda pior, na prática a ausência total de fiscalização de atuação dos profissionais liberais do país.

Próximo dia 29 de maio, em todo o Brasil, os movimentos sociais e sindicais vão às ruas pelo Fora Bolsonaro, em Aracaju se concentram (com distanciamento social, álcool 70% e uso de máscara) a partir das 8h na praça dos mercados para uma marcha e a palavra de ordem é pelo Fora Bolsonaro. Vamos aproveitar e levar a denúncia da PEC 108/2019 para este dia também

SINSERCON-RN exige afastamento de Presidente do CRT-RN após denúncia de assédio moral

Em carta aberta, ao Sindicato expressou preocupação com as recentes denúncias de assédio moral praticado pelo presidente contra servidores da autarquia.

TCU avalia transparência dos Conselhos Profissionais!

O Tribunal lançou um ranking sobre a transparência dos portais dos Conselhos Profissionais, com base na Lei de Acesso à Informação.

Novo valor do salário mínimo é de R$ 1.518 em 2025

O reajuste total foi de 7,5%, representando um aumento de R$ 106 na renda dos trabalhadores

SINDISCOSE cobra posicionamento de CRO, CAU e OAB sobre demandas dos servidores

Foram enviados ofícios aos Conselhos para tratar das pautas de 2025

COMEMORAR É PRECISO

SINDISCOSE celebra retorno à CUT-SE em confraternização com a categoria.

Assembleia Filiação a CUT e Contracs

EDITAL DE CONVOCAÇÃO A Diretoria Colegiada do Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidades Coligadas...