NotíciasSindiscose na Luta pela vida e pelos Direitos das...

Sindiscose na Luta pela vida e pelos Direitos das Mulheres Trabalhadoras

O Sindiscose, Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidades Coligadas do Estado de Sergipe, reafirma seu compromisso com a defesa intransigente dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores, especialmente no contexto de avanço da precarização do trabalho e dos retrocessos sociais. Neste mês de março, destacamos a urgência de revogar a reforma trabalhista, combater a escala 6×1 e revisar as tabelas do Imposto de Renda para beneficiar quem recebe até R$ 5.000,00. Além disso, defendemos a ampliação de políticas públicas essenciais, como creches e restaurantes populares, que garantam dignidade e qualidade de vida para a classe trabalhadora.

No enfrentamento ao avanço da extrema-direita, é fundamental fortalecer a luta pelos direitos sexuais e reprodutivos de todas as pessoas que gestam, garantindo autonomia sobre seus corpos e vidas. Também é imperativo combater as expressões da precarização da vida e do trabalho, como o adoecimento físico e mental, o endividamento, a violência em suas múltiplas formas – incluindo assédios e feminicídios –, a erradicação das formas contemporâneas de escravidão e o genocídio da população negra e dos povos originários.

No que se refere especificamente às servidoras públicas, é urgente aprofundar o debate sobre as condições de trabalho e a participação das mulheres nos espaços de gestão e decisão dentro dos conselhos e ordens profissionais. Apesar do discurso de igualdade de condições, as duplas e triplas jornadas de trabalho impostas às mulheres dificultam sua formação continuada e o acesso a cargos de liderança. Em um ambiente historicamente masculinizado e machista, a falta de oportunidades de formação e experiência alimenta um ciclo vicioso que exclui as mulheres dos processos decisórios, perpetuando desigualdades e impedindo sua plena participação na construção de políticas públicas e administrativas.

Além disso, as servidoras enfrentam diariamente situações de assédio moral e sexual, que contribuem para o adoecimento e a desvalorização de suas trajetórias profissionais. Diante desse cenário, o Sindiscose defende a implementação de medidas administrativas que garantam oportunidades de formação, acesso equitativo aos cargos de gestão e a criação de ambientes de trabalho seguros e dignos, que promovam a saúde física e mental das trabalhadoras.

A diretoria colegiada do Sindiscose reforça a necessidade de construir unidade em torno da organização e luta das mulheres, com foco na melhoria de suas condições de trabalho, carreira, participação social e qualidade de vida. É fundamental incentivar ações que ampliem a igualdade e a equidade de direitos, poder e oportunidades de participação na vida pública e política.

O Sindiscose está na linha de frente pela vida das mulheres, pela revogação da reforma trabalhista e pela construção de uma sociedade justa e igualitária. Juntas e juntos, seguimos na luta!

Sindiscose – Pela Vida das Mulheres Trabalhadoras!

SINDISCOSE RECORRE AO MPT/SE APÓS CAASE IGNORAR PROPOSTAS DE NEGOCIAÇÃO

Diante da ausência de respostas, sindicato busca mediação para garantir direitos iguais aos servidores da OAB/SE

O que é Supervisão Ministerial nos Conselhos Profissionais em discussão na casa civil ?

Essa é a primeira parte que gostaríamos de debater sobre a supervisão Ministerial dos Conselhos Profissionais e que será discutida nos próximos meses na Casa Civil, os próximos textos avaliarão impactos sobre a estrutura dos empregados

Portaria cria grupo para discutir supervisão e controle interno de conselhos de fiscalização profissional

Grupo de trabalho terá prazo de duração de 90 dias, podendo ser prorrogado, mais uma vez, pelo mesmo período, e após esse prazo, o grupo terá 15 dias para apresentação de relatório ao ministro da Casa Civil

SINDISCOSE Convoca Associados para Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas 2024

A participação dos associados é fundamental para garantir a transparência e a legitimidade das deliberações.

Sindicatos, centrais e movimentos populares de Sergipe ajustam planejamento para o ato do 1º de Maio

Foram definidos os principais temas que irão nortear a manifestação deste ano, como o fim da escala de trabalho 6x1

SINDISCOSE E CRECI ASSINAM ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2025

Acordo garante reajustes salariais, benefícios e novas condições para servidores do CRECI/SE