O Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidades Coligadas e Afins do Estado de Sergipe (SINDISCOSE) enviou, nesta terça-feira (05), um ofício à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) manifestando apoio e solidariedade ao presidente da instituição, Danniel Alves Costa, à diretoria e a todos os servidores e servidoras, diante das graves ameaças de morte sofridas na última segunda-feira (04).
O documento repudia qualquer forma de violência, ameaça ou intimidação contra trabalhadores de entidades públicas e reforça que “é absolutamente inadmissível que profissionais que atuam em entidades de interesse público, exercendo funções essenciais à sociedade, sejam expostos a riscos à sua integridade física e psicológica”.
O sindicato também reivindicou que sejam asseguradas todas as medidas necessárias para garantir a proteção e segurança dos(as) trabalhadores(as) da OAB/SE, com especial atenção aos servidores e servidoras da base técnica e administrativa, diretamente impactados(as) pelo episódio.
As ameaças ocorreram dentro da sede da OAB/SE, quando um advogado suspenso do exercício profissional proferiu xingamentos e afirmou portar arma branca, chegando a declarar que poderia matar “qualquer um” e que retornaria ao local para cumprir as ameaças. A instituição adotou medidas imediatas, incluindo nova suspensão preventiva, proibição de acesso às dependências da Ordem e suspensão do expediente externo na tarde do ocorrido.
O SINDISCOSE reafirmou seu compromisso com a defesa da dignidade e segurança de todos os trabalhadores e trabalhadoras que atuam nos conselhos e ordens de fiscalização profissional, colocando-se à disposição para colaborar com a OAB/SE no que for necessário.
Confira a nota na íntegra: