Servidoras do CRESS-SE lutam por Auxílio Alimentação

Em 12 meses desde o início da pandemia do novo coronavírus, o preço dos alimentos subiu 15% no país, quase três vezes a taxa oficial de inflação do período, que ficou em 5,20%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), penalizando principalmente as populações de menor renda, impactando no aumento da insegurança alimentar e a fome.

Em Aracaju, capital do Estado, segundo dados do Dieese em abril (2021) foi registrada alta na inflação anual dos alimentos em 20,14%. Para além dos números, é cada vez mais evidente que os preços subiram a cada ida ao supermercado ou a feira.

O Sindiscose e o Conselho Regional de Serviço Social da 18º Região (CRESS-SE), estão desde o início do ano realizando negociações para firmar o Acordo Coletivo de Trabalho e a principal bandeira da categoria é o auxílio alimentação, o CRESS é o único Conselho Profissional do Estado de Sergipe que não concede o benefício as suas servidoras.

Em Assembleia recente, a categoria que é 100% feminina, rejeitou a proposta do Conselho em não conceder o benefício, justamente em um momento onde os preços de gêneros alimentícios subiram vertiginosamente. O Sindiscose apela a gestão que reconsidere a questão, as informações que o Sindicato possui é que financeiramente  a autarquia tem total condições de implementar a medida.