CREFITO-17 SERGIPE: ABUSO DE PODER, ASSÉDIO E PERSEGUIÇÃO A SERVIDORES. SINDICATO GANHA LIMINAR!!

O Sindiscose obteve hoje uma liminar que impede a transferência abrupta de servidores do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Sergipe para Bahia, incluindo uma dirigente sindical. Uma história que corre na justiça do trabalho sob o número 0000585-91.2022.5.20.0004 e irá investigar denúncias de possível assédio, ilegalidades, abuso de poder e uma articulação no mínimo muito estranha!

Em 2019, após um bem sucedido desmembramento dos Estados de Sergipe e Bahia, foi criado o CREFITO 17, os tramites ocorreram de forma legal e alguns servidores foram assumidos pelo Conselho novo obedecendo toda a legalidade. Porém, no primeiro ano de funcionamento do CREFITO foi imposto aos servidores um acordo coletivo sem a participação do sindicato, onde impôs um série de retiradas de direitos e cortes em remuneração, atualmente o Conselho responde judicialmente na justiça do trabalho pela realização de acordo coletivo ilegal, sob o número 0000438-93.2021.5.20.0006.

O CREFITO 17 desde a criação nunca realizou Concurso Público, tendo como resultado um quadro de servidores um disparate de 04 cargos em comissão para somente dois efetivos, que são os únicos servidores efetivos e concursados. Não tiveram nenhuma preocupação e pouco se importaram com os funcionários, visto permitirem que estes se apresentem no dia 20/07 e deixando o Conselho de Sergipe sem servidor fiscal, atividade fim do Conselhos.

Recentemente, o CREFITO 17 lançou edital de processo seletivo simplificado com entrevistas com critério classificatório e eliminatório, em nova ação judicial o sindicato consegui sustar o processo que segue na justiça federal sob o número 0804886-09.2021.4.05.8500S.

No meio de tudo isso, existe uma disputa política pelo controle do CREFITO 7, na Bahia, onde o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO promove uma intervenção naquele conselho e indicou como interventor um conselheiro regional suplente de Sergipe. Foi o encontro da fome com a vontade de comer.

O interventor do CREFITO 7 (BA), Dr. Mauricio Lima Poderoso Neto, atual conselheiro regional suplente do Estado de Sergipe, resolveu suspender as portarias que transferiram os servidores para o CREFITO 17 e que sempre trabalharam em Sergipe para se apresentarem já no dia 20 de julho de 2022. O objetivo era dar uma xeque-mate em toda a resistência dos servidores e do sindicato, na luta que este tem travado contra a arbitrariedade e abusos cometidos pelo Crefito 7 e Crefito17, uma das servidoras inclusive é dirigente sindical da categoria no Estado de Sergipe. Deu errado. Onde tem sindicato tem luta!

Processo seletivo do CREFITO 17 é suspenso após ação do Sindiscose