Presidente do CREA/SE perde oportunidade de se posicionar contra o Assédio Moral e ataca SINDISCOSE

Nesta quinta e sexta-feira (15 e 16/08), o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA-SE), Sr. Dilson Luiz, concedeu entrevistas para algumas rádios do Estado, tratando sobre as denúncias de assédio moral praticadas contra os servidores do referido conselho.

Em todas as oportunidades, entretanto, o Sr. Dilson, negou com veemência as denúncias

Imagem: Youtube/Transamérica

expostas, sob a alegação de não haver qualquer protocolo juntado na Ouvidoria do Conselho e nem indicação de nomes de vítimas ou supostos agressores. Ainda assim, o presidente do CREA/SE esquece que existem diversos outros canais de denúncias legalmente constituídos, inclusive de forma anônima. Além disso, houve sim um manifesto coletivo, lido por um dos trabalhadores da Instituição, em reunião ocorrida entre os servidores e a diretoria do Conselho, na segunda-feira, 5 de agosto deste ano. Quase toda a diretoria do Conselho estava presente nessa reunião.

A denúncia anônima é uma garantia protetiva reconhecida por lei e o SINDISCOSE, como entidade sindical de defesa da classe trabalhadora, tem por obrigação acolher o mencionado manifesto, ouvir todas as acusações imputadas, dar publicidade à gravidade dos fatos e encaminhar as acusações aos órgãos competentes. Em nenhum momento houve excessos ou exposição de qualquer pessoa envolvida nos fatos.

Diante de tamanha gravidade, era esperado que a gestão do CREA/SE viesse a público de maneira mais combativa às condutas de assédio moral apresentadas, reforçando a necessidade de colaboração na investigação dos fatos e apoio aos servidores do Conselho, independente da identificação das vítimas em razão do indispensável anonimato.

Ocorre que o presidente do CREA/SE demonstrou clara exaltação nas entrevistas concedidas, algo inclusive observado e apontado pelo apresentador André Barros, da Nova Brasil FM, optando por personalizar a denúncia num confronto direto ao sindicato e a figura do seu presidente, Igor Baima, como se este não tivesse sido acionado pelos servidores do Conselho ou estivesse promovendo uma denúncia vazia.

O SINDISCOSE reitera seu papel como entidade defensora dos direitos dos trabalhadores, reforça que as denúncias já foram apresentadas aos órgãos competentes, como MPT, TCU e Superintendência Regional do Trabalho, e renova o desejo de contar com a colaboração do CREA/SE para a imprescindível apuração dos fatos.