O SINDISCOSE afirma seu total apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) pela redução da jornada de trabalho, apresentada pela deputada federal Erika Hilton, e que trata sobre o fim da escala exaustiva de 6 dias consecutivos de trabalho com apenas um de descanso.
Com grande adesão nas redes sociais, a PEC já conquistou 134 das 171 assinaturas necessárias à análise no Congresso, refletindo a crescente mobilização social por melhoria nas condições de trabalho em todo país. Esse apoio massivo reforça a importância do tema e incentiva a mobilização para que mais deputados assinem a proposta, garantindo que ela avance em prol dos direitos fundamentais dos trabalhadores.
Essa PEC propõe um modelo que permita maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, beneficiando milhões de trabalhadores brasileiros, especialmente em setores como o comércio e a indústria. A escala 6×1, instaurada desde o advento do artigo 67, da CLT, em 1943, vem sendo amplamente criticada por gerar uma rotina que limita a qualidade de vida, reduzindo o tempo para o descanso, o convívio familiar e ocasionando doenças físicas e mentais em diversos trabalhadores. Segundo a deputada, esta emenda visa humanizar as jornadas de trabalho, estabelecendo um sistema que respeite a dignidade do trabalhador e promova o bem-estar social.
A força da campanha nas redes mostra que a população está atenta e engajada, apoiando uma mudança significativa pelo bem da nossa sociedade da própria economia em médio e longo prazo. É uma mobilização digital que não só informa, mas também pressiona os parlamentares, incentivando-os a apoiar um projeto que possa melhorar as condições de trabalho em larga escala.
O SINDISCOSE convida seus associados e sociedade em geral para também cobrar um posicionamento de seus representantes, alcançando assim a quantidade de assinaturas necessárias para se debater essa PEC no Congresso.