NotíciasQUEREM CALAR A DEMOCRACIA

QUEREM CALAR A DEMOCRACIA

NOTA A FAVOR DAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS E EM DEFESA DO SINDISCOSE

“Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas,
mas jamais conseguirão deter a primavera inteira.”
Ernesto Che Guevara

Na manhã desta terça-feira, 23 de outubro o Sindiscose recebeu um oficio com pedido de manifestação ao Ministério Público Federal “com o objetivo de apurar suposta campanha, para as eleições 2018. Realizada nas redes sociais por V. Sa. em favor do partido PSOL”.

“As provas” encaminhadas são duas fotos do “DIA do BASTA”, ocorridas no dia 10 de agosto, data esta convocada por todas as centrais sindicais onde o eixo comum é a defesa dos direitos trabalhistas, Previdência e contra o desemprego. CUT, CTB, Força Sindical, UGT, Nova Central, CSB, Intersindical e CSP- Conlutas são as centrais que organizaram as atividades que levaram as seguintes palavras de ordem: Basta de Desemprego, Basta de Aumento do gás de cozinha e combustíveis, basta de retirada de direitos, basta de privatizações.

O Sindiscose realizou assembleia no dia 06 de agosto de 2018, que decidiu o apoio ao movimento e que iria participar das manifestações. Foram realizadas visitas aos Conselhos afim de informar a categoria sobre as atividades. Foi publicado no site do sindicato a participação na atividade explicitamente com caráter sindical.

O incomodo do denunciante é que na ocasião, Igor Baima, que ocupa atualmente o cargo de diretor-presidente do sindicato, estava usando um adesivo na camisa. Seria esse o motivo? As garantias constitucionais de liberdade de expressão foram suprimidas e não é mais possível a manifestação individual? Já chegamos na fase da censura e no cerceamento das liberdades democráticas?

Notícias sobre o dia do Basta:

A outra “prova” é um print da reprodução de um vídeo convocando as mulheres para um ato nacional contra a homofobia, o machismo e a LGTBfobia, ocorrido também em Aracaju, no dia 29 de setembro. Em nenhuma das três supostas provas (retiradas de postagens da rede social do Instagram) há qualquer menção de favorecimento, defesa, nem mesmo chamada de voto em candidatos. No dia 10 de outubro sequer era período eleitoral de campanha.

2018 o ano do crescimento do Sindiscose

Este ano o Sindicato fechou e assinou 5 acordos coletivos registrados no Ministério do Trabalho, (OAB, CREMESE, COREN, CRESS e CRP)  obteve conquistas em outros 6 como a redução da carga horária para as seis horas. Deu entrada no Ministério Público do Trabalho e no Ministério do Trabalho contra vários Conselhos que não queriam negociar. Ajuizou várias ações em defesa da VPI, de plano de Cargos, do PGPE. Conquistamos uma sede, digitalizamos nosso acervo. Adquirimos móveis e equipamentos, construímos uma rede de comunicação onde se facilitou a comunicação junto a filiados. O Sindiscose passou a existir como um sindicato de luta e combatente na defesa dos seus associados. É isso que querem calar? Nós não calaremos.

Diretoria Colegiada do Sindiscose