NotíciasColetivo Luta Fenasera e Sindicatos lançam cartilha sobre os...

Coletivo Luta Fenasera e Sindicatos lançam cartilha sobre os servidores de Conselhos Profissionais

O Coletivo Luta Fenasera através dos sindicatos de Alagoas e Sergipe, Sincoal e Sindiscose e a Oposição Bahia lançam uma cartilha sobre a atual situação dos servidores em conselhos e ordens de fiscalização profissional. 

A Cartilha Informativa tem por objetivo auxiliar no entendimento sobre o enquadramento dos Servidores dos Conselhos de Fiscalização no Regime Jurídico Único (Lei 8.112/90).

Também pretente esclarecer a batalha que vem sendo travada com todos os conselhos de fiscalização desde a edição da Lei 8.112/90, pelas vias judiciais para serem enquadrados nos ditames da Lei 8.112/90 por desempenharem atividades típicas de Estado, ou seja, trabalharem em Autarquias federais de direito público interno.

Os Conselhos de Fiscalização Profissional são autarquias federais, cujas atribuições estão definidas em suas respectivas leis de criação para desenvolverem atividades típicas de Estado. Entretanto, no momento, estes conselhos estão funcionando com insegurança jurídica, pois, desde a promulgação da atual carta magna tem-se gerado debates no meio jurídico e político sobre a natureza jurídica destes entes, considerados por uns Autarquias e por outros, Autarquias sui-generis.

O coletivo irá realizar o lançamento público da cartilha em breve nos estados de Alagoas, Bahia e Sergipe, assim como a distribuição para os servidores. A cartilha também pode ser baixada online gratuitamente, basta preencher com seus dados abaixo e irá receber em seu e-mail. Esperamos com isso contribuir com o fortalecimento da nossa categoria.

SINDISCOSE Protocola Mediação no Ministério do Trabalho para Garantir Acordo Coletivo com o CREA/SE

O pleito inclui reajuste salarial de 7,5%, alinhado ao decreto do salário mínimo, e a manutenção das demais cláusulas do acordo como auxílio-creche, previdência complementar e licenças ampliadas.

CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – CREMESE

A presença de todos é fundamental para garantir os direitos e avanços da categoria. Participe e faça sua voz ser ouvida!

SINDISCOSE RECORRE AO MPT/SE APÓS CAASE IGNORAR PROPOSTAS DE NEGOCIAÇÃO

Diante da ausência de respostas, sindicato busca mediação para garantir direitos iguais aos servidores da OAB/SE

O que é Supervisão Ministerial nos Conselhos Profissionais em discussão na casa civil ?

Essa é a primeira parte que gostaríamos de debater sobre a supervisão Ministerial dos Conselhos Profissionais e que será discutida nos próximos meses na Casa Civil, os próximos textos avaliarão impactos sobre a estrutura dos empregados

Portaria cria grupo para discutir supervisão e controle interno de conselhos de fiscalização profissional

Grupo de trabalho terá prazo de duração de 90 dias, podendo ser prorrogado, mais uma vez, pelo mesmo período, e após esse prazo, o grupo terá 15 dias para apresentação de relatório ao ministro da Casa Civil

SINDISCOSE Convoca Associados para Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas 2024

A participação dos associados é fundamental para garantir a transparência e a legitimidade das deliberações.