jurídicoServidor demitido do CRO-ES ganha reintegração na justiça!!

Servidor demitido do CRO-ES ganha reintegração na justiça!!

Um servidor do Conselho Regional de Odontologia do Espírito Santo – ES obteve na justiça do trabalho pedido de reintegração após ser demitido sem qualquer motivo e sem prévio processo administrativo como manda a Constituição.

O servidor foi admitido no Conselho em 1998, quando ainda não estava estabelecido a obrigatoriedade de Concurso Público para os Conselhos Profissionais, situação somente pacificada no  julgamento da ADI n.º 1.717/DF, DJ de 28-03-2003, que encerrou as dúvidas a respeito da natureza autárquica dos Conselhos de Fiscalização Profissional,
sendo-lhes aplicável a regra do art. 37, II, da CF no que se refere à necessidade de motivação para a validade da dispensa de seus empregados. 

No acórdão da lavra do Ministro Aloysio Corrêa da Veiga, o STF, decidiu modular os efeitos da ADI 1.717/DF, para considerar que a exigência do concurso público para contratação de empregados pelos conselhos de fiscalização profissional só deve ser observada a partir
da pacificação da matéria pelo tribunal superior.

Baixe a sentença.

CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA SERVIDORES DO CREFITO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO A Diretoria Colegiada do Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidades Coligadas...

Sindiscose convoca trabalhadores dos Conselhos para Ato Fora Bolsonaro

O Brasil precisa de vacina, trabalho e comida, é preciso mobilizar o povo para o caminho para o impeachment!

Sindiscose e CREA-SE celebram acordo coletivo de trabalho para 2021

Direitos assegurados e novas conquistas alcançadas pelos servidores, refletem o resultado do diálogo entre o Crea-SE e o Sindiscose.

OAB aciona STF contra estabilidade de celetistas da seccional do Rio de Janeiro

A OAB alega que esse entendimento sobre estabilidade contraria o estatuto (Lei federal 8.906/1994) e adota critério equivocado de interpretação de dispositivos do regimento interno da seccional.

Câmara acaba com piso salarial de engenheiros, arquitetos e outras categorias

Agora, os conselhos federais dessas categorias se mobilizam para reverter a medida no Senado e cogitam até mesmo judicializar a questão.

Nova Diretoria e Conselho Fiscal toma posse no Sindiscose

Nova gestão tem início em 01 de setembro de 2021 para um mandato de três anos.