Categoria realiza I Congresso do SINDISCOSE no Estado

Neste último sábado (06/04), foi realizado o I Congresso do SINDISCOSE, no auditório do Sindipetro AL/SE. O evento oportunizou o encontro e interação entre os diversos delegados e convidados de Sergipe e demais entidades federativas para debater temas essências à categoria dos servidores dos conselhos e ordens de fiscalização profissional e entidades coligadas do Estado.

Pela manhã, logo após o credenciamento e um breve coffe break para aguardar a chegada de todos, o presidente do SINDISCOSE, Igor Baima, promoveu a abertura da reunião, com a devida saudação e aprovação do regimento interno do Congresso. Na oportunidade, foi divulgado o vídeo do presidente da FENASERA, Carlos Tadeu Villanova, que não pôde comparecer presencialmente ao evento, mas fez questão de saudar a todos pela participação no importante encontro.

Neste primeiro momento, também foi apresentada e aprovada pelos presentes a ‘Tese para Derrotar a Extrema-Direita e Fortalecer a Resistência da Classe Trabalhadora com União – Coletivo Travessia’, trazendo aspectos da conjuntura nacional e internacional, de igualdade e representatividade, suas contradições, plano de lutas, princípios fundamentais, regime de trabalho, organização e formação sindical, além de questões sobre a saúde do trabalhador, diálogos com os movimentos sociais e direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras.

Em seguida, foi composta a 1ª Mesa de Debates, incluindo o presidente Igor Baima, a 1ª secretária do SINDISCOSE, Jeane Andrade Santos, além da professora e vereadora de Aracaju, Sônia Meire (PSOL), explanando o tema ‘Qual a conjuntura e os desafios da classe trabalhadora na atualidade? ’ Questões como agricultura familiar, confrontos ao negacionismo, às fake news, defesa da democracia e das minorias foram os principais pontos levantados. Por oportuno, também foi dada a palavra ao público participante para que todos pudessem levantar suas opiniões e questionamentos sobre o que foi apresentado no painel.

No 2º Painel de Debates, a mesa foi composta pelo presidente Igor Baima, a 1ª secretária Jeane Andrade, além do presidente da SINSERCON-BA, Diogo Silva de Oliveira, e o presidente do SINDECOF-DF, Douglas de Almeida Cunha, discutindo o tema ‘Qual a situação dos servidores em Conselhos e Ordens Profissionais no Brasil? ’ O debate favoreceu a apresentação de casos como o processo judicial promovido pelo Diogo Oliveira em seu Estado, que serviu de jurisprudência para outros sindicalizados nas demais entidades federativas, além de inúmeros casos e problemas narrados pelo Douglas Cunha e enfrentados pelos trabalhadores sindicais em diversos conselhos de todo o país. Ao final das suas palestras, novamente foi dada a palavra aos participantes presentes para que todos viessem a levantar suas opiniões e questionados diante dos pontos expostos no debate.

Antes do intervalo do almoço, foi solicitado e aberto um minuto de silencio em memória do colega sindical do CREF-MG, Gustavo Eleutério Pena, falecido tão prematuramente em 15 de janeiro deste ano de 2024.

Após a retomada do intervalo para o almoço, foi aberta a assembleia geral extraordinária para a reforma estatutária do SINDISCOSE, promovendo as devidas alterações no estatuto da entidade sindical, visando a atualização e modernização das principais regras que compõem a formação do sindicato. A mesa foi composta pelo presidente Igor Baima e o diretor técnico-jurídico, Jefferson Braga. As reformas foram conferidas e aprovadas por todos os membros sindicais presentes, em consonância com o edital de convocação amplamente divulgado no dia 27 de março de 2024.

Dando continuidade à programação da tarde, foi realizada a assembleia geral ordinária para a prestação e aprovação das contas do sindicato do ano de 2023. Neste momento a mesa foi composta pelo diretor 1º tesoureiro, Marcos Antônio de Andrade, além das conselheiras fiscais, Adriana Oliveira e Ubirangelica Nascimento. As referidas contas foram devidamente conferidas e aprovadas pelos membros sindicais presentes na ocasião, em consonância com o edital de convocação amplamente divulgado no dia 27 de março de 2024.

Para finalizar o evento, e compor o 3º Painel de Debates, participaram da mesa o presidente Igor Baima, a diretora administrativa, Juliana Freitas de Oliveira, além do palestrante, professor universitário e ex-candidato a prefeito de Aracaju, Alexis de Jesus (Pedrão), abordando o tema ‘Se quiser mudar o mundo? ’. O painel permitiu a exposição de visões mais lúdicas, mas não menos sólidas, pautando uma realidade possível de como a classe laboral deseja entregar o mundo para as próximas gerações. Mais uma vez, foi dada a palavra para que o público presente expusesse suas dúvidas e questionamentos.

Ao concluir, o último debatedor convidado, Alexis, sabiamente, encerrou o Congresso com duas importantes citações: “Toda Revolução parece impossível até que ela seja inevitável”, de Leon Trotsky, e “O Povo tem a força. Só precisa descobrir. Se eles não fazem nada, faremos tudo daqui”, de Cidinho e Doca (Rap da Felicidade).

 

Imagens: Clara Lisboa