Aracaju terá transporte público gratuito nas eleições municipais

(Foto: Michel de Oliveira)

No próximo domingo, dia 06 de outubro, dia de eleições municipais em todo país, onde milhões de brasileiros saíram das suas casas para exercer seu direito à democracia, escolhendo seus representantes para os cargos de prefeita(o) e vereadoras(es), o  município de Aracaju terá tarifa zero no transporte, durante todo o dia.

A lei 6.603/24 de autoria da vereadora Sonia Meire (PSOL), aprovada pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e sancionada pelo executivo, garante a gratuidade no sistema de transporte coletivo de Aracaju, para o deslocamento ao exercício do voto nas eleições.

Com o objetivo de garantir o cumprimento da Lei e a garantia que as empresas irão oferecer a frota completa, a gabineta da vereadora protocolou um requerimento no Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE), um ofício na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e uma indicação na CMA. “Estamos provocando os órgãos públicos para que a Lei seja cumprida e o direito do voto garantido. Sabemos que muitas vezes as pessoas tem dificuldade de locomoção, de pagar um ônibus, o que acaba sendo um barreira para o direito ao voto, então, para garantir este direito, e para que esta lei seja respeitada, estamos provocando esses órgãos. Estamos fazendo de tudo para que o direito de aracajuanas e aracajuanos seja respeitado”, disse o assessor jurídico da gabineta da vereadora, Adão Alencar.

A luta da professora Sonia Meire por um transporte coletivo de qualidade e com tarifa zero vem de muito tempo. A tarifa zero ainda não foi alcançada, mas a lei de gratuidade no dia da eleição é uma vitória da mandata da vereadora. E nesta terça-feira (01), ela foi até a SMTT conversar com o superintendente do órgão, com o objetivo de conseguir a garantia do cumprimento da lei no próximo domingo, e também para que seja feita uma fiscalização nas empresas de transporte.

“Fomos conversar com o superintendente para ouvir dele a garantia de que a Lei será cumprida. Na oportunidade, ele colocou para nós que eu ficasse tranquila, e que ele também estava entrando em contato com os outros prefeitos da região metropolitana para ver a possibilidade de estender