NotíciasNa Reforma da Previdência, governo quer aumentar idade para...

Na Reforma da Previdência, governo quer aumentar idade para idosos pobres receberem aposentadoria

No Dia Nacional do Aposentado, celebrado no último dia 24, o presidente Michel Temer teve a cara de pau de divulgar um vídeo nas redes sociais pedindo o apoio dos aposentados para a Reforma da Previdência. Novamente, repetiu as mentiras que tem dito para tentar enganar a população sobre essa reforma nefasta que, na verdade, significa o fim do direito à aposentadoria no país.

Ao contrário do que diz Temer, a reforma ataca a todos os trabalhadores, inclusive os idosos mais pobres. Essa semana foi divulgado na imprensa que o governo planeja elevar a idade mínima para idosos pobres receberem o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

 

temer-aposentado-dia-300x280-4609014

A informação foi dada, segundo o jornal Folha de S.Paulo, pelo Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pela política. De acordo com o secretário-executivo da pasta e ministro em exercício, Alberto Beltrame,a ideia é aumentar para 68 anos a idade mínima do BPC, que hoje é 65 anos.

Diferente de uma aposentadoria, o BPC é assistencial e não exige contribuição anterior ao INSS. O benefício, no valor de um salário mínimo (R$ 954), é pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. Para receber, é necessário que a renda familiar por pessoa seja inferior, hoje, a R$ 238,50.

Na última versão da reforma, divulgada no ano passado, o governo havia recuado em mexer no benefício, mas voltou atrás novamente e agora fala em aumentar a idade para ter acesso ao BPC, que hoje atende cerca de 4,5 milhões de pessoas, entre idosos e pessoas com deficiência. Um absurdo.

Temer ainda não tem os 308 votos necessários para aprovar a reforma, mas está fazendo de tudo à custa dos cofres públicos, com distribuição de cargos e verbas, para comprar os votos no Congresso. A campanha de mentiras do governo também segue a todo vapor, tendo inclusive gravado entrevistas nos programas do SBT, de Silvio Santos e Ratinho, que deverão ir ao ar nos próximos dias. Tudo para continuar tentando enganar o povo.

Desde o início deste ano, a CSP-Conlutas retomou a campanha contra a reforma e faz um chamado às demais centrais sindicais para organizar urgentemente um calendário de mobilizações, rumo a Greve Geral, para enterrar de vez essa reforma.

Leia também: Mais uma vez governo Temer mente sobre déficit na Previdência

COMEMORAR É PRECISO

SINDISCOSE celebra retorno à CUT-SE em confraternização com a categoria.

Assembleia Filiação a CUT e Contracs

EDITAL DE CONVOCAÇÃO A Diretoria Colegiada do Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidades Coligadas...

Confraternização do Sindiscose acontece no próximo dia 14 de dezembro

Prazo para garantir a participação termina nesta sexta 06/12

Unidas pela democracia, CUT e centrais emitem nota sobre a trama golpista

Documento cobra celeridade nas investigações e punição exemplar aos envolvidos, para liquidar a escalada autoritária daqueles que não aceitaram perder as eleições

SINDISCOSE REALIZARÁ ASSEMBLEIA PARA REFILIAÇÃO À CUT

A conjuntura atual exige respostas firmes e organizadas. A extrema direita ameaça conquistas históricas da classe trabalhadora, promovendo divisões e enfraquecendo as entidades representativas.

NOTA DE SOLIDARIEDADE AO SINTESE E DE REPÚDIO À POLÍTICA DE CRIMINALIZAÇÃO DAS LUTAS DOS PROFESSORES E DAS PROFESSORAS PELO GOVERNO DE SERGIPE

Os direitos sociais e individuais dos cidadãos estão assegurados nas Constituições Federal e Estadual de Sergipe. Logo, lutar pela...