NotíciasFAFEN: 7 pontos para se opor ao seu fechamento

FAFEN: 7 pontos para se opor ao seu fechamento

Por Victor Hugo

1 – Sergipe era um estado completamente agrícola e pobre até o petróleo ser descoberto e a Petrobrás vir pro Estado. A Petrobrás impulsionou prédios, bairros, comércio, serviços e desenvolvimento de cidades e do Estado.

2 – A classe média de Sergipe sempre foi basicamente de petroleiros e o setor de serviços se desenvolveu a partir daí. Depois a Vale impulsionou os fertilizantes no Estado, tornando a região do Vale do Cotinguiba um lugar com empregos, numa região do Estado que antes era completamente pobre e marginalizada, diversificando um pouco mais a economia.

3 – Sergipe apesar de pequeno, tinha um setor industrial fortalecido pela industria mineral, ocasionando assim uma base sólida pra economia. Deixamos de ser só produtores de cana pra termos um Estado com uma economia mais diversificada. Basicamente dependemos disso pra vivermos.

4 – Acontece que as industrias estão sendo fechadas pelo Governo Federal, do Michel Temer. A Petrobrás vem fechando aos poucos em Carmopólis, o que criou uma cidade semi-fantasma. A Vale foi vendida e estão demitindo em massa. Agora a Fafen vai fechar. Será o caos na região.

5 – E não só. Se o desemprego irá explodir lá, em Aracaju não será diferente. Com a Petrobrás e a Vale fechando, os empregos em Aracaju cairão. Com a Fafen fechada, aumentará os insumos pra agricultura, provocando o aumento no preço da comida. Sergipe sofrerá demais com isso.

6 – Isso toca a todos. Menos empregos na industria, serviços fecham. Comércio enfraquece. É uma bola de neve de pobreza, que começa por baixo, pelos mais pobres e negros, e atinge por fim a todos. Sobrará apenas a elite agroindustrial. O Estado de Sergipe irá falir, em resumo.

7 – Portanto, se você não está prestando atenção, reflita sobre tudo isso e sobre como a economia e a política toca a sua vida. Porque tocará o emprego dos seus pais, irmãos e por fim no seu. E o desemprego quando bate na porta arrasta tudo consigo. Lute pela Petrobrás. É preciso.