NotíciasSindiscose avalia com servidores ação sobre o PGPE

Sindiscose avalia com servidores ação sobre o PGPE

Reunidos na noite desta quarta-feira, servidores de conselhos de fiscalização profissional em Sergipe debateram a atualidade a respeito do andamento das ações sobre o enquadramento da categoria na Lei 8112/90, o RJU.

Na oportunidade o advogado Marcel Costa Fortes fez uma explanação da atual situação dos servidores. “Após a decisão liminar da ADIN 2135 no STF, ficou definido que todos os servidores que entraram nos conselhos a partir de julho de 2007, somente poderiam ingressar através do regime estatutário, porém como não há uma lei específica que estabeleça a  carreira, se abre a possibilidade que os servidores sejam enquadrados no PGPE – Plano Geral do Poder Executivo”, falou o Diretor Presidente Igor Baima, “temos plena consciência do que é o PGPE hoje, o pior quadro do serviço público federal, mas a realidade salarial dos servidores, sobretudo no Nordeste, é que quando cai o dinheiro na conta é menos de 900 reais, e existe uma coisa chamada tempo que ninguém trás de volta, e é preciso garantir condições materiais e de vida melhores para a nossa categoria”, completou o dirigente.

Jefersson Braga, Diretor – Jurídico do Sindiscose, disse que “a nossa expectativa é que as ações nas instancias superiores sejam julgadas e resolvam de uma vez a nossa situação”. O Advogado Marcel Costa Fortes, experiente consultor jurídico dos serviço público no Estado, disse que caso uma ação deste tipo não obtenha êxito, há ainda a possibilidade que as ações do STF definam a situação.

Outros Estados

Recentemente o  Conselho Regional de Química do Mato Grosso do Sul publicou a Portaria nº 67, de, 20, de Janeiro de 2018 no Diário Oficial da União e enquadrou seus servidores no Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (Lei 11.357/06).

O Plano Geral de Cargos do Poder Executivo se aplica aos servidores que não têm carreiras específicas criadas por lei, como é o caso do Conselhos de Fiscalização. O Sindiscose vai avaliar o  ajuizamento de ações para que haja este enquadramento nos diversos conselhos profissionais existentes em Sergipe

Clique aqui para acessar a portaria

Clique aqui para acessar a Lei 11.357/06

SINDISCOSE Protocola Mediação no Ministério do Trabalho para Garantir Acordo Coletivo com o CREA/SE

O pleito inclui reajuste salarial de 7,5%, alinhado ao decreto do salário mínimo, e a manutenção das demais cláusulas do acordo como auxílio-creche, previdência complementar e licenças ampliadas.

CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – CREMESE

A presença de todos é fundamental para garantir os direitos e avanços da categoria. Participe e faça sua voz ser ouvida!

SINDISCOSE RECORRE AO MPT/SE APÓS CAASE IGNORAR PROPOSTAS DE NEGOCIAÇÃO

Diante da ausência de respostas, sindicato busca mediação para garantir direitos iguais aos servidores da OAB/SE

O que é Supervisão Ministerial nos Conselhos Profissionais em discussão na casa civil ?

Essa é a primeira parte que gostaríamos de debater sobre a supervisão Ministerial dos Conselhos Profissionais e que será discutida nos próximos meses na Casa Civil, os próximos textos avaliarão impactos sobre a estrutura dos empregados

Portaria cria grupo para discutir supervisão e controle interno de conselhos de fiscalização profissional

Grupo de trabalho terá prazo de duração de 90 dias, podendo ser prorrogado, mais uma vez, pelo mesmo período, e após esse prazo, o grupo terá 15 dias para apresentação de relatório ao ministro da Casa Civil

SINDISCOSE Convoca Associados para Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas 2024

A participação dos associados é fundamental para garantir a transparência e a legitimidade das deliberações.