2018 o ano da reorganização do Sindiscose

Passadas as festas de fim de ano, é hora de relembrar as ações do Sindiscose no ano que passou. Foram meses de intenso trabalho e reconstrução da nossa entidade. Nosso objetivo de fazer o sindicato existir foi cumprido, porém, muito ainda há o que fazer, esperamos que em 2019 possamos cumprir com as expectativas.

Janeiro:

Iniciamos o ano emitindo uma nota triste sobre o violento assassinato do coordenador do movimento SOS Emprego da Barra dos Coqueiros, sobre o caso, a polícia identificou e prendeu pessoas ligadas a Sindimont e a Força Sindical no Estado. Participamos de um ato em defesa do emprego e pelo direito a vida organizado pelo movimento. Tivemos reunião de cortesia com o Presidente eleito do Coren e assembleias com os trabalhadores do Coren e da OAB, assim como definimos uma nova assessoria jurídica. Também solicitamos ao CREMESE e ao CRESS abertura de negociações e também foi o mês em que nos filiamos a Central CSP-Conlutas.

Em janeiro também foi fechada parceria para digitalização de todo o acervo histórico documental do sindicato, e adquirida nova sede.

Fevereiro

Neste mês dois diretores do sindicato são eleitos para a coordenação local da CSP-Conlutas.

Março

Em março nosso sindicato decidiu não convocar assembleia geral para impor a contribuição sindical a todos os trabalhadores, acreditamos que a contribuição deve ser voluntária e desvinculada do Estado. Noticiamos a execução da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco. E foi neste mês que também Gilmar Mendes decidiu a favor do RJU em um julgamento de embargos declaratórios.

Abril

Sem resposta por parte dos Conselhos o Sindiscose solicita ao Ministério do Trabalho notificar a OAB, Coren, CRQ, CREMESE e CRECI para mediação da negociação coletiva.

Maio

Nosso sindicato participou da Coordenação nacional da CSP-Conlutas em São Paulo, onde esta aprovou o apoio através de resolução a nossa categoria.

Junho

Mês de Junho o Sindiscose convocou e definiu o calendário das eleições sindicais da diretoria. Também em junho foi assinado o ACT da OAB/SE com várias conquistas.

Julho

Neste mês é eleita a nova diretoria do Sindiscose. Sindicato entra com pedido de mediação no MPT contra o CRA e o CRECI.

Agosto

Em agosto o Sindiscose assina acordo coletivo com o CREMESE, que estabeleceu o piso da categoria, assinou também  com o CRESS e o COREN, neste último garantindo o pagamento da VPI. Toma posse a nova diretoria eleita. Guilherme Boulos, candidato a Presidente da República, assina carta compromisso do sindicato. Sindiscose ajuíza ação pela VPI contra o CREA, CRA e CRECI. Sindicato também definiu pela participação da paralisação nacional do dia 10 de agosto contras as reformas trabalhista e da previdência.

Setembro

É assinado acordo com CRP. Sindicato participa de lançamento de livro reportagem. É realizada assembleia para avaliação de ação sobre PGPE. Sindiscose aciona o MPT contra o CRMV e CRC para fechar acordo coletivo. Neste mês Sindiscose participa em São Paulo de evento promovido pela ANAPROCONF.

Outubro

Sindiscose e Fenasera promovem evento sobre RJU. Presidente do Sindiscose é eleito Secretário Estadual da Fenasera. Também neste mês Sindiscose fecha convênio com Clube de descontos.

Novembro

Diálogo prevalece: Sindiscose e CRA/SE fecham acordo no Ministério Público do Trabalho. Cartão do Sócio do Sindiscose fica pronto.

Dezembro

É realizada Assembleia Geral para deliberação da Pauta 2019. CRQ Sergipe é condenado a pagar R$10 MIL de Dano Moral Coletivo. Foram eleitos os delegados para o X CONASERA. Sindiscose reúne com senador eleito Delegado Alessandro Vieira que assume compromisso com a categoria.  RJU: ADI 5367 tem data marcada para julgamento no STF. Ação Popular contra concurso do CREF Sergipe pretende contratação pelo RJU.

2019

2019 já começou, pretendemos melhorar ainda mais a gestão. No próximo dia 19 de janeiro o sindicato vai promover um planejamento para definir as ações da nossa entidade no próximo período e será aberto para a toda a categoria. Como disse Milton Nascimento “Se muito vale o já feito, mais vale o que será. E o que foi feito. É preciso conhecer para melhor prosseguir. “

.